Acompanhamento da Crise Hídrica

O Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou no fim da última segunda-feira (15/11) o armazenamento de 25,6% de sua capacidade total dos reservatórios, de acordo com o Informativo Preliminar Diário de Operação (IPDO), do ONS, divulgado nesta terça (16/11). Mesmo com algumas chuvas já ocorrendo, os níveis dos reservatórios continuam baixos. Na região Sudeste/Centro Oeste estão em 19%. Deveríamos rever as regras de despacho das outras fontes, para recuperar o nível dos reservatórios, e não chegarmos no período Seco de 2022 na mesma situação que chegamos em 2021.

ONS propõe redução gradativa de geração térmica fora da ordem de mérito

O ONS propôs ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) em reunião realizada na última sexta-feira (12/11) a redução gradativa do despacho térmico por segurança energética – a chamada geração fora da ordem de mérito. O objetivo, segundo o ONS, é reduzir o custo de operação do sistema elétrico.

“A decisão é possível devido ao estabelecimento do início do período úmido e à melhoria das vazões no curto prazo, especialmente nas bacias do Paraná, Tocantins e São Francisco, além da expectativa de manutenção da demanda em níveis mais baixos do que os habituais para o período”, disse o ONS, em comunicado.

A medida foi proposta depois do fim do funcionamento da Câmara de Regras Excepcionais de Geração Hidroenergética (CREG), causada pelo fim da vigência da Medida Provisória 1.055/2021, que tratava da crise hídrica.

A proposta tende a ser criticada por parte do setor, uma vez que já há quem veja como erro desligar as termelétricas no verão, como forma de se preservar o armazenamento dos reservatórios, mesmo no período úmido.

As projeções feitas pela CCEE para os custos dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS), basicamente pelo acionamento de térmicas por segurança energética, indicam que este mês eles alcançarão R$ 6,4 bilhões, o que significa um aumento de 39,1% sobre os R$ 4,6 bilhões estimados para outubro. Se considerados apenas os ônus por acionamento doméstico em razão de segurança energética nos dois meses, o aumento em novembro será de 80%. Fonte: Brasil Energia

Deixe um comentário